Como renderizar em MP4 (H.264) no AE CC 2014 sem o Media Encoder?

Pedro Aquino FX

Pedro Aquino FX Publicado 03/03/2015 


Fala aí galera, beleza?

Todos nós que temos as versões mais recentes do Adobe After Effects sabemos que a empresa retirou várias opções de formato para a renderização. Dentre os formatos retirados, foi embora famoso *.mp4, Codec H.264.

Como se trata exatamente do formato e codec requerido pelo Youtube ou Vimeo, muitos me perguntaram se existe a possibilidade, ainda, de se renderizar direto do After Effects.

Primeiramente, acho que se a equipe da Adobe resolveu retirar, com certeza foi por um bom motivo. A resposta do engenheiro de qualidade do Adobe After Effects, Todd Kopriva, foi a seguinte (tradução minha, sou um péssimo tradutor):

"Tem ocorrido vários problemas com os exportadores H.264 e MPEG-2 do After Effects. Os exportadores do Adobe Media Encoder (AME) não tiveram esse problema, e a equipe que trabalha em cima do AME continua melhorando estes exportadores.

Se você quer que a equipe do After Effects se concentre nas coisas que nós somos bons (animação e tecnologia de processamento de imagem), então você deveria querer que nós não perdêssemos muito tempo com codecs, deixando isso para quem é especialista na área.

Antes que você pergunte: Não, não é uma questão de simplesmente "dropar" (jogar) o código do AME dentro do After Effects. Tendo dito isso, achamos que a melhor solução a longo prazo é fazer o After Effects chamar o Adobe Media Encoder para fazer o trabalho de encoding (codificação) quando você adiciona coisas ao render queue"  (fonte aqui)

Tendo esclarecido este ponto, se mesmo assim você quiser voltar com as opções de alguns formatos retirados, vá em:

Edit > Preferences > Output.

Deixe habilitado este caixinha:

Image title

Espero ter ajudado,


Aquele abraço,

Pedro Aquino


Voltar ao topo