Pesquisar por cursos... Pesquisando por Sem resultados para Ver todos os cursos com

Fórum

arrow_back

Por onde começar?

Bruno Santos

05/03/2015 17:01:59

Fala ai Pedro, tranquilo?

Primeiramente, parabéns pelos vídeos do YouTube. Além de serem fodásticos, são bem motivadores brother.

Cara, sou de Sampa e atualmente trabalho em uma empresa de mídia digital como desenvolvedor web junior.

Acabei me interessando por essa parada de Motion Design, de tanto ver a galera da criação fazer as peças e tals (geral usa o AE). Enfim...

Minha dúvida é:

Qual ferramenta eu devo aprender antes do After Effects?

Pedro Aquino

05/03/2015 23:00:28

Fala aí Bruno, tranquilo e por aí?

É uma pergunta muito boa, muito boa mesmo. Até porque muitos dizem que você deve começar com Photoshop, outros com Illustrator, outros com programas de edição... Bem, eu vejo da seguinte maneira...

O After Effects ele foi criado, primeiramente, para ser um Photoshop de vídeo. Isso eu ouvi da boca dos criadores do After, numa entrevista na Adobe. Então nesse sentido, podemos concluir que a boa é se familiarizar com Photoshop antes de começar no After.

O que conhecemos mais em Photoshop? Tratamento de imagens, correção de cor, e coisas do tipo. Então sim, existe uma vertente no After que lida só com tratamento de imagens e correção de cor de vídeos em geral.

A outra vertente, que veio paralelamente com a criação do After, é o Motion Graphics aplicado em filmagens em geral (seja filmes, documentários, novelas, programas). Nesta vertente, a gente vê a animação gráfica aplicada aos vídeos filmados. Como por exemplo a vinheta do título de um filme ou de uma novela, o Lower Third (o CG, aquela tarja informacionais que surgem durante um vídeo de uma reportagem e tal), efeitos visuais tipo explosões, fumaças, etc., tudo aplicado aos vídeos. Nessa vertente, vemos mais a necessidade de um 3D, no mínimo um Illustrator.

Depois, a gente começa a ver o Motion Graphics Design puro. Aquele que você começa com uma composição em branco e dali você cria tudo. Neste caso, é mais ou menos a vertente que eu gosto mais (lembrando que gosto é que nem o órgão excretor). Aqui nós vemos toda uma animação aplicada só ao design gráfico. Então imagina o que um designer gráfico faz no Illustrator. Agora pega isso e anima a parada toda e cria uma história. É basicamente isso. Neste caso, um conhecimento em Illustrator é ótimo, mas não é essencial.

Estamos então diante de três vertentes mães. Um seria legal ter noção de Photoshop, outro ter noção de 3D, e o outro ter noção de Illustrator. Eu não tive um conhecimento prévio certinho. Comecei bem novinho tentando criar site com Fireworks e Dreamweaver (na época da Macromedia, ou seja, a Adobe nem tinha comprado eles ainda), aí anos e anos depois comecei a mexer no Movie Maker, passei para o Sony Vegas e encontrei o grande After Effects.

O único conhecimento prévio que você precisa ter é o que todos esses programas têm em comum: ferramentas de seleção, de corte, de criar formas, colorir, etc. Isso até em Paint Brush tu aprende. Uma noção de Keyframe é bom também! Isso você aprender em Flash e programas de Edição.

Bem, resumindo, acho que não existe uma ferramenta específica que vai te facilitar o ingresso no mundo do After Effects. Se for para começar do zero qualquer tipo de software gráfico, recomendo já começar com o After mesmo. O nível de dificuldade vai ser o mesmo.

Aquele abraço,

Pedro Aquino

Bruno Santos

06/03/2015 10:53:40

Perfeito mestre! Muito obrigado pela resposta! Sucesso pra todos. E bóra estudar!!! o/

Pesquisar por cursos... Pesquisando por Sem resultados para Ver todos os cursos com

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Política de Privacidade